Sábado, dia 1o. de agosto, foi realizado um café da manhã para comemorar a inauguração da nova sede das entidades de classe do setor cartorário do estado do Ceará. Com o objetivo de centralizar e agilizar o atendimento aos titulares e funcionários dos cartórios, a nova sede congrega as seguintes entidades: a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), o Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE) e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos do Ceará (IRTDPJ-CE). “A união das três instituições em um mesmo espaço facilita a vida dos cartorários, mostrando também uma união da classe”, destaca o presidente do Sinoredi-CE, Denis Bezerra.
Além da unificação dos serviços, vale destacar que pela primeira vez a categoria ganha com uma sede própria, totalmente reformada, com ampla capacidade de atender às demandas. O imóvel localizado em Fortaleza fica em uma região de fácil acesso, no bairro da Dionísio Torres (Rua Walter Bezerra de Sá, 55) e possui uma terreno de 363m², com uma área construída de 460m². Ao total, a casa possui 7 salas, 5 banheiros, copa, amplo quintal, dispondo de uma sala externa com banheiro e um depósito, bem como estacionamento para 3 veículos. Com a reforma, a sede ganha ainda um auditório com 121 lugares para a realização de cursos, palestras e diversos eventos relacionados a formação e reciclagem de notários e registradores.
O presidente da Anoreg-CE, Alexandre Alencar, explica que a nova sede “representa a concretização de um sonho antigo da categoria, de ter sua sede própria, onde os colegas possam se sentir em casa, local para se abrigarem, serem acolhidos.” No mesmo sentido, Cláudio Pinho, presidente do IRTDPJ-CE (CECAF), também pontua que a nova sede “representa a união da categoria, de modo que seus interesses passem a caminhar juntos”.
A sensação de conquista se estende pela categoria: “Este é um sonho que estamos realizando, de ter uma sede própria e uma união de toda a classe em único lugar”, afirma Clóvis de Brito Firmeza, representante do 2º Ofício de Itapajé-CE, que também reafirma que ter as três entidades em um mesmo lugar vai facilitar muito a questão de solução dos problemas cotidianos dos associados.
Na prática, as facilidades oferecidas confirmam os ganhos. Dentre os serviços prestados na nova sede, pode-se destacar: assessoria jurídica aos associados; serviços de registro de títulos e documentos; defesa de direitos trabalhistas da classe; treinamentos; cursos; disponibilização de computadores e serviços de informática; dentre outros. “Queremos que o associado se sinta a vontade para frequentar a nova sede e saiba que aqui ele terá um importante ponto de apoio. Sobretudo, para quem do interior, esta centralização ajudará muito, temos certeza disso”, finaliza Denis Bezerra.