Credibilidade dos cartórios é destaque em pesquisa
No mês de março iniciamos uma campanha publicitária tendo como foco a credibilidade dos cartórios. Realizada no final de 2015, cobrindo as principais regiões do Ceará, os números revelaram que 96,8% das pessoas entrevistadas confiam nos cartórios e que 94,6% estão satisfeitas com o serviço. Essa informação que atesta nossa credibilidade ganhou um tratamento publicitário e hoje é veiculada na televisão, no rádio e em outras mídias.
A campanha realizada pelo Sinoredi-CE, Anoreg-CE e IRTDPJ-CE fez um recorte de público, atendendo às matizes de gênero (58,4% de homens e 41,6 de mulheres), faixa etária (o número mais expressivo, 40,2% estava entre 30 e 45 anos) e escolaridade (48,3% possuía ensino médio completo e superior incompleto), dentre outros aspectos. Além do público direto, que usa eventualmente os serviços, a pesquisa destacou uma faixa significativa de pessoas que vão aos cartório com regularidade, cuja atuação profissional exige esse contato mais contínuo. Segundo Denis Bezerra, presidente do Sinoredi-CE, o objetivo era pegar uma amostragem ampla e depois detalhar todos os elementos apresentados. “Com a pesquisa pudemos compreender melhor nosso quadro de atuação, o que temos de destaque e o que podemos melhorar. A questão da credibilidade e da confiança tiveram números expressivos, mas também o atendimento apareceu como um dos elementos mais importantes das pessoas que frequentam os cartórios”, explica Denis.
Outro aspecto a ser salientado é que com a amostragem da pesquisa, a agenda de trabalho das entidades ganha uma pauta mais sólida. “Muitos aspectos que a pesquisa revelou nós já imaginávamos, como os ligados à credibilidade e à segurança jurídica, mas vamos poder trabalhar melhor agora sabendo detalhes sobre os serviços mais procurados, o que pode ser inovado, o que faz a diferença para quem vai aos cartórios com regularidade etc. Agora temos informações mais técnicas que servem de baliza”, pontua Denis. Além da campanha sobre a credibilidade dos cartórios, outra campanha sobre os serviços do setor, focada no público interno, será iniciada em breve. Segundo a diretoria do Sindicato, a ideia é trabalhar um planejamento bem coeso de ações para 2016.