O Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) iniciaram nesta sexta-feira, 21, o II Encontro Notarial e Registral Cearense, evento que reúne profissionais renomados, especialistas e acadêmicos do campo notarial e registral, para discutir e debater tendências e inovações que impactam diretamente a sociedade. O evento continua durante todo o dia de hoje (sábado), 22, com seis painéis e palestra de fechamento do sociólogo e cientista político, Renato Dolci.
A abertura contou com palestra magna do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, que falou sobre “O papel do Poder Judiciário nos avanços tecnológicos para fins de integração com a atividade extrajudicial”.
“Este é um evento muito importante, primeiro por conta dessa aproximação dos segmentos cartorário e judiciário. Sempre fomos parceiros. Também porque fala de aspectos como automação e inovações tecnológicas que estão ocorrendo nos cartórios, como também no Tribunal de Justiça. Não temos mais, por exemplo, o uso do papel. Avançamos com práticas como a inteligência artificial, robôs. Isso tudo facilita o trabalho. Vocês vejam, o Tribunal pegou fogo (um incêndio atingiu em 2021 o prédio do TJCE) e não perdemos nenhum processo. Os cartórios também vêm avançando nesse sentido para facilitar a vida das pessoas”, disse o desembargador.
O presidente do Sinoredi, Denis Bezerra, também destacou o avanço da Tecnologia. “Os cartórios brasileiros cada vez mais buscam, através da tecnologia, se integrar à sociedade para facilitar a vida do seu usuário. Por isso, há pouco mais de um mês foi lançada a autorização eletrônica de doação de órgãos, realizada pelo Colégio Notarial Brasileiro, que sem sombra de dúvidas vem trazendo um impacto gigantesco na vida das pessoas, pois essa autorização eletrônica é gratuita e está disponível a todo cidadão brasileiro. A finalidade também é incentivar a conscientização da importância da doação de órgãos para salvar vidas, além da função social exercida pelo cartório”, ressaltou Denis.
Sobre o evento, o presidente em exercício da Anoreg, Cícero Mazzutti, destacou que a proposta é para que as pessoas busquem conhecimento. “Os palestrantes não vão vir aqui e esclarecer todas as dúvidas. A ideia é que essas dúvidas fomentem vocês. É muito positivo a gente ver a congregação de todas essas entidades (presentes no evento), que são responsáveis por cuidar de todos os cidadãos cearenses e entender as dificuldades que cada um tem. Um ajudando o outro para prestar sempre o melhor serviço”, concluiu.