Caros filiados,
No mês de março iniciamos uma campanha publicitária tendo como foco a credibilidade dos cartórios. Realizada no final de 2015, cobrindo as principais regiões do Ceará, os números revelaram que 96,8% das pessoas entrevistadas confiam nos cartórios e que 94,6% estão satisfeitas com o serviço. Essa informação que atesta nossa credibilidade ganhou um tratamento publicitário e hoje é veiculada na televisão, no rádio e em outras mídias. Durante parte do primeiro semestre vemos explorar essa pauta como parte de uma agenda positiva na qual estamos trabalhando.
Além do público externo, queremos centrar nossa atenção também no público interno, nas pessoas que já frequentam os cartórios e nos próprios titulares e substitutos das serventias, além, é claro, dos funcionários. Nosso objetivo é chamar atenção para algo que de tão primordial, algumas vezes, acaba esquecido: o serviço que prestamos à sociedade. Nesse sentido, além da campanha sobre nossa credibilidade investimos na ideia de que é preciso difundir nossas atividades, mostrar a todos como muitos problemas podem ser resolvidos extrajudicialmente e, sobretudo, como nosso ofício pode facilitar o cotidiano das pessoas. Com este foco, em breve distribuiremos o material e lançaremos a campanha “Cartório é serviço”.
As campanhas realizadas em 2016 são parte de uma extensa lista de atividade que desempenhamos para o fortalecimento da classe. Nesse sentido, a inauguração da nossa sede própria, em agosto de 2015, congregando Sindicato, Associação e Instituto, simboliza o importante processo de organização interna no qual avançamos. É desta etapa de solidificação estrutural que partimos o desenvolvimento de ações mais voltadas à dinâmica do nosso ofício. Como parte dessa plataforma, aproveitamos a oportunidade para lembrar algumas ações realizadas em 2015 que, hoje, nos permitem ir adiante em nosso planejamento.
Nesse sentido, vale ressaltar:
- Acompanhamento, na ALCE, da criação das taxas de registros de contratos de alienação fiduciária por parte do DETRAN;
- Acompanhamento e negociação sobre o fundo do Ministério Público, que queria 15% dos emolumentos;
- Criação do novo site do Sindicato e a reformulação do newsletter.
- Criação da Comissão de Registro Imobiliário Eletronico e visita à ARISP e ANOREG-DF;
- Subsidiação de impressoras e etiquetas para selo eletrônico;
- Compra e disponibilização de sistema eletrônico para operacionalização dos selos digitais;
- Reuniões com o DETRAN, Governo e PGE para manutenção dos serviços de registro de contratos;
- Trabalho junto ao Governo para edição do Decreto para pagamento da folha de outubro do registro civil;
- Estudo da tabela de emolumentos;
- Acompanhamento do julgamento da ADI da Alienação Fiduciária junto ao STF;
- Acompanhamento da PEC 471;
- Acompanhamento PL 1775;
- Acompanhamento do PKL 1983/2015
- Convenio com a Central de Protestos (CRA);
- Negociações da Convenção Coletiva;
- Trabalho junto ao TJ para regularização da distribuição de selos.
É com esse intuito de prosseguir no trabalho realizado que, ao apresentar as campanhas sobre a credibilidade dos cartórios e também a campanha relativa aos serviços cartorários, pontuamos as ações de 2015. Nosso objetivo é, a partir das ações elencadas, iniciar um processo de comunicação mais direta e frequente com todos os colegas tabeliões, notários e registradores.
Ação planejada e trabalho coeso são os pontos centrais da nossa agenda de trabalho.
Cordialmente,
Denis Bezerra
Presidente do Sinoredi