Novo mecanismo para centralizar as informações deve ser implantado em cartórios de registro a partir do dia 31/01
A posição do Sinoredi-CE foi abordada como fonte em matéria do jornal O Povo sobre a adesão do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), novo mecanismo que será utilizado para centralizar as informações em todo o território nacional.
Esse novo sistema permitirá atendimento unificado e padronizado para inscrição de imóveis, títulos e documentos, registro civil das pessoas naturais e jurídica, entre outros serviços. O objetivo do Serp é fazer com que 100% dos serviços de registro sejam feitos de forma online, reduzindo as burocracias e facilitando o atendimento em um endereço único.
De acordo com Stênio Arrais Albuquerque, representante do Sinoredi-CE, alguns atendimentos ainda devem levar um tempo a serem totalmente digitalizados, pois ainda é necessária uma regulamentação para alguns tipos de serviços, como, por exemplo, o reconhecimento de paternidade.
“É uma questão de tempo para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentar essas situações, as corregedorias gerais de justiça dos estado regulamentarem isso para que a gente consiga ter 100% dos serviços de forma eletrônica”, disse Albuquerque.
Stênio ainda disse que os valores para o usuário vão permanecer os mesmos, tanto de forma digital como no presencial. Já em relação ao impacto nos cartórios, deve haver uma diminuição no fluxo de balcão, mas que isso não representa que vão haver cortes de funcionários.
“O que muda para os cartórios é que a gente vai ter uma diminuição dos serviços de balcão, porque tende a aumentar essa demanda eletrônica mas, na prática, a gente não vai diminuir quantidade de funcionários. Vamos manter a estrutura ou até aumentar para poder dar um suporte maior para esse atendimento”, completou.
Veja a matéria completa aqui: O Povo.
Fonte: O Povo