O Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE) lança um sistema controle do Registro Imobiliário destinado aos cartórios do setor. Com adesão gratuita e manutenção a cargo do Sindicato, o sistema tem a finalidade de ajudar nas atividades das serventias que atuam no Registro de Imóveis. Para realizar o cadastro, os cartórios devem entrar no seguinte endereço: http://imoveis.sinoredice.org.br/
Segundo o presidente do Sinoredi-CE, Denis Bezerra, a ideia foi criar um sistema que facilitasse a rotina das serventias desde a prenotação até a impressão da matrícula. “Muitos Cartórios ainda usam um sistema manual, com softwares como Word. Então, a ideia foi criar uma ferramenta de trabalho melhor. Com o novo sistema, além da melhora no gerenciamento da serventia, haverá a integração com a Central de Registro Imobiliário da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, a Arisp”, pontua.
O sistema está em fase de teste pelos próximos 70 dias, mas o objetivo é que nesse prazo as serventias já possam se cadastrar e ir atualizando seu acervo. “Enquanto fazemos os últimos ajustes no sistema, os oficiais podem ir cadastrando as informações das suas serventias. Assim, quando o sistema começar a funcionar integralmente os Cartórios que já estiverem com seus arquivos todos no sistema só vão se preocupar com os registros futuros”, explica Denis ao afirmar que a ideia esta tendo uma aceitação tão boa que os planos do Sindicato é de ampliar a ferramenta para outras áreas como registro civil, notas etc.
Vale lembrar que o sistema é uma realização do Sinoredi-CE, mas conta com o apoio da Anoreg-CE e do IRTDPJ-CE.