No último sábado, dia 28 de abril, além da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE), que aprovou a negociação coletiva 2018, diversas ações voltadas para a categoria foram realizadas em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE).
O destaque dos serviços ofertados foi, sem dúvida, a vacinação contra o vírus H1N1. Com a escassez de vacinas no sistema público, Anoreg-CE e Sinoredi-CE conseguiram disponibilizar o material a um custo reduzido em relação ao praticado nos postos particulares de vacinação. Foram ao todo 170 doses aplicadas no sábado. O público reunia titulares de cartórios, familiares dos titulares e funcionários das serventias.
A ação foi considerada um sucesso pela iniciativa em si, no que toca à prevenção ao H1N1, e também pela facilidade que representou aos cartorários. Em um único sábado foi possível otimizar o tempo e resolver diversos assuntos na sede da Anoreg-CE e do Sinoredi-CE. Silvanira Lopes Rocha, titular do Ofício único de Acarape, aprovou a iniciativa: “Participei da vacinação e achei a iniciativa muito bacana. Já havia procurado em todos os postos e estava faltando a vacina”, explica.
Além da vacinação, um dos serviços disponibilizados foi a retirada da carteira de identificação da Anoreg-BR. Muitos cartorários aproveitaram a oportunidade para também tirar o documento. Silvanira, que já havia tirado a identificação, lembrou que hoje o seu substituto aproveitou para também tirar a carteira da Anoreg-BR e reafirmou a agilidade dada pela gama de serviços: “Quem trabalha a semana inteira já resolve várias coisas em um dia só, porque em um sábado como esse você reúne algumas ações como essa da vacinação, que é importantíssima”.
Uma gama de serviços: destaque para a vacinação
A opinião é compartilhada pela titular do Ofício Único de Pacoti, Lilian Girão: “Achei a ação muito importante, sobretudo a da vacinação. A gente sabe que com as doses escassas os postos estabelecem prioridades. Eu não me encaixo nas prioridades e aqui tive a oportunidade de me vacinar, além do que facilita porque a gente vem para a reunião e também aproveita para se vacinar. Isso além do fato de que a Anoreg conseguiu um preço reduzido, o que é de muita valia”, explica. Diante da oportunidade, Lilian chegou a buscar as filhas para também serem vacinadas.
Outro serviço utilizado por Lilian foi a retirada da carteira da Anoreg-BR, perfazendo a gama de serviços ofertados na manhã de sábado. “A identificação é super importante porque para gente às vezes é até difícil comprovar sua profissão. Os advogados, por exemplo, têm a carteira da OAB e nós vamos falar: olha, eu sou tabeliã, notária e registradora, mas as pessoas não vão nem entender porque a gente anda com um papel de nomeação. Então, ter a carteira da Anoreg-BR é muito importante para se ter um documento de apresentação, algo que serve de prova da nossa profissão, assim como todas as categorias tem”, detalha.
Outro titular que aprovou a ação foi Jaime Jr, do 1o. Ofício de Eusébio, que salientou a importância do encontro com os colegas que programações como essa proporcionam.
Dentre os funcionários, Pliciana Bezerra Maia, que trabalha do 10o. Tabelionato de Notas de Fortaleza, também compareceu à vacinação e falou da mobilização dos colegas “Acredito que vieram umas 25 pessoas do cartório em que trabalho e de outras titularidades”. Renata Leite, parente do titular do cartório Aguiar, também aprovou a ação, dando destaque a vacinação dos filhos pequenos.
Carteira da Anoreg-BR
No que toca à retirada das carteiras da Anoreg-BR, o destaque ficou por conta de Leoclice Goes de Medeiros, titular do cartório do distrito de Catuana, em Caucaia. Aos 77 anos, respondendo também pelo distrito de Sítios Novos, no mesmo município, Leoclice aproveitou a participação na Assembleia do Sinoredi-CE para tirar sua segunda identificação da Anoreg-BR. “Era hora de trocar a carteira antiga”, disse ela vaidosa posando para a foto. Leoclice foi nomeada como cartorária em 1963, pelo então governador Virgílio Távora e desde então faz questão de comparecer a todos os eventos da categoria. A ação de sábado foi mais um momento para estar presente e se inteirar das questões relativas ao ofício que escolheu há 55 anos.